top of page

Arrow Mobility iniciará produção de veículos comercias elétricos no Brasil

  • Blog das Locadora
  • 17 de fev. de 2022
  • 3 min de leitura
A empresa já se prepara para entregar 100 vans elétricas encomendadas pela Unidas

A startup nacional Arrow Mobility prepara-se para iniciar produção nacional de veículos comerciais elétricos, com o primeiro protótipo programado para ficar pronto em maio. Nas instalações em Caxias do Sul, RS, onde está sua área de prototipagem, também serão produzidas as 100 unidades para atender seu primeiro cliente, a Unidas, segundo Julio Balbinot, head de estratégia e marketing.

A Unidas, a segunda maior locadora de automóveis no Brasil, por sua vez, deu mais um passo em direção a tornar a sua frota sustentável. Fechou um acordo com a startup Arrow Mobility para adquirir essas 100 unidades de vans .

“No ano que vem uma nova fábrica com capacidade de produção em escala começará a operar em algum momento do primeiro semestre. Mas a estrutura atual nos permite atender o primeiro contrato fechado com a Unidas”, comenta Julio Balbinot.

Captação de recursos

Para construir uma fábrica a startup fará captação de recursos no mercado, ainda este mês, com expectativa de duração de dois a três meses. Estendendo a oferta até maio, quando apresentará sua primeira van elétrica, a Arrow One. Esse veículo chegará ao mercado com autonomia de 250 quilômetros.

O local da nova fábrica ainda não foi definido. Mas a construção acontecerá em alguma cidade do Sul do País, por ser um local com mais mão de obra disponível. E pela vocação automotiva da região e proximidade com o Sudeste.

Até o início da produção em maior escala a empresa seguirá trabalhando para conquistar novos contratos. Algumas negociações já estão em fase final e serão anunciadas em breve. Segundo Balbinot, hoje existe uma demanda muito maior do que a oferta. Então os clientes estão correndo para conseguir uma fatia do volume inicial que a startup conseguirá produzir, E entregar antes de ganhar maior escala produtiva:

“Se a demanda fosse pequena a nossa estrutura atual daria conta, mas não é o caso. As empresas buscam veículos como o nosso e têm pressa em receber para começar a operar e atender suas metas internas de redução de emissões, por exemplo, assim como reduzir os custos de operação”.
E-commerce

O foco da Arrow será em empresas que atuam no e-commerce, com entregas diárias nos grandes centros. Segundo o executivo já existem contatos e conversas com diversas empresas desse segmento.

A busca por fornecedores nacionais também é um pilar que está sendo trabalhado. Com algumas empresas que já estão nomeadas. Procuram itens nacionalizados para componentes de vidro, borracha e iluminação, com o motor elétrico. E as baterias sendo importados dos Estados Unidos e China, respectivamente.

Arrow One

A van Arrow One foi projetada para facilitar o acesso ao compartimento de carga e o processo de carregamento. Esses são atributos que a startup acredita ser um diferencial dos demais disponíveis no mercado. De acordo com a Arrow o tempo gasto para carregar o modelo é 60% menor. Isso graças a um sistema que automatiza parte do trabalho.

Ainda de acordo com a startup, na comparação com um veículo similar equipado com motor a combustão o custo por quilômetro rodado é 80% menor: para cada R$ 1 gasto pelo veículo a combustão o modelo elétrico gastará R$ 0,20, sendo esse um dos grandes incentivos para o investimento em vans eletrificadas.

Quanto ao carregamento das baterias a ideia é firmar parceria com empresa que atenderá a demanda dos clientes corporativos. Deverão usar os veículo para entregas diurnas e deixando o período da noite para abastecer os veículos na garagem. Caso uma carga extra seja necessária na rua haverá um dispositivo com entrada tipo 2. Compatível com a maioria dos carregadores disponíveis no País.

Em um segundo momento, com a operação nacional consolidada, a Arrow Mobility diz que pretende avançar para outros mercados da região. E usará o Brasil como base de exportação. Está nos planos desenvolver localmente outros veículos, ampliando o seu portfólio.

Arrow Mobility iniciará produção de veículos comerciais elétricos

Caio Bednarski

Fonte: exame.com


Comments


bottom of page