Autuações de motoristas embriagados aumentaram em 70% no Ano-Novo, diz PRF
- REDAÇÃO AB
- 9 de jan. de 2023
- 2 min de leitura
Órgão atribui sucesso de operação ao aumento do efetivo e ao maior número de ações de fiscalização feitas no período
O número de motoristas autuados por embriaguez aumentou em 70% nesse último fim de ano em comparação com o período festivo de 2021, aponta a Polícia Rodoviária Federal (PRF). O órgão atribui o sucesso da Operação Ano-Novo 2023 ao aumento do efetivo e ao maior número de ações de fiscalização feitas durante operação.
Segundo a PRF, o reforço para a ação, que teve início à meia-noite do dia 30 de dezembro de 2022 e terminou às 23h59min do dia 1º de janeiro de 2023, foi 44% maior que o do período festivo passado. Na operação deste ano, ainda de acordo com o órgão, foram fiscalizadas 56% mais pessoas e 42% mais veículos.
“Os testes de alcoolemia realizados pelo órgão, popularmente conhecidos como testes de bafômetro, apresentaram um impressionante aumento. Houve um acréscimo de 77% nas medições aplicadas, em relação aos números do ano anterior. Como consequência, houve também um aumento de 70% no número de autuações de motoristas dirigindo embriagados” informou a PRF em nota.
A PRF informou ainda que houve redução de 9% no número de acidentes graves, de 12% no número de mortes e de 31% no número de feridos nas rodovias e estradas federais em relação à operação 2021/22.
Vale ressaltar que a multa por alcoolemia custa R$ 2.934. Em caso de reincidência, o valor é duplicado. Por se tratar de crime de trânsito, pode gerar ainda detenção.
Além disso, o condutor recebe penalidade administrativa que suspende ou proíbe que ele obtenha Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou permissão para dirigir veículo automotor por período de 12 meses.
RETIRADO DE: https://automotivebusiness.com.br/pt/posts/?page=1



Comentários