top of page

Autuações de motoristas embriagados aumentaram em 70% no Ano-Novo, diz PRF

  • REDAÇÃO AB
  • 9 de jan. de 2023
  • 2 min de leitura

Órgão atribui sucesso de operação ao aumento do efetivo e ao maior número de ações de fiscalização feitas no período


O número de motoristas autuados por embriaguez aumentou em 70% nesse último fim de ano em comparação com o período festivo de 2021, aponta a Polícia Rodoviária Federal (PRF). O órgão atribui o sucesso da Operação Ano-Novo 2023 ao aumento do efetivo e ao maior número de ações de fiscalização feitas durante operação.

Segundo a PRF, o reforço para a ação, que teve início à meia-noite do dia 30 de dezembro de 2022 e terminou às 23h59min do dia 1º de janeiro de 2023, foi 44% maior que o do período festivo passado. Na operação deste ano, ainda de acordo com o órgão, foram fiscalizadas 56% mais pessoas e 42% mais veículos.

“Os testes de alcoolemia realizados pelo órgão, popularmente conhecidos como testes de bafômetro, apresentaram um impressionante aumento. Houve um acréscimo de 77% nas medições aplicadas, em relação aos números do ano anterior. Como consequência, houve também um aumento de 70% no número de autuações de motoristas dirigindo embriagados” informou a PRF em nota.


A PRF informou ainda que houve redução de 9% no número de acidentes graves, de 12% no número de mortes e de 31% no número de feridos nas rodovias e estradas federais em relação à operação 2021/22.

Vale ressaltar que a multa por alcoolemia custa R$ 2.934. Em caso de reincidência, o valor é duplicado. Por se tratar de crime de trânsito, pode gerar ainda detenção.

Além disso, o condutor recebe penalidade administrativa que suspende ou proíbe que ele obtenha Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou permissão para dirigir veículo automotor por período de 12 meses.


 
 
 

Comentários


bottom of page