top of page

Ford vende mais ações de marca de veículos elétricos

  • REDAÇÃO AB
  • 16 de mai. de 2022
  • 2 min de leitura

Em uma semana, montadora norte-americana se desfez de 15 milhões de papéis da Rivian Automotive


No espaço de quatro dias, a Ford de desfez de uma parte significativa de sua participação na Rivian Automotive. Na última sexta (13), a montadora vendeu 7 milhões de ações da marca de veículos elétricos, depois de negociar 8 milhões na terça (10) anterior. Com o negócio, a Ford levantou mais de US$ 400 milhões em menos de uma semana.

Com a operação, a Ford passa a ter 86,9 milhões de ações da Rivian. A venda das ações acontece após a empresa de elétricos ter confirmado que cortaria o seu planejamento de produção quase pela metade (de 40 mil para 25 mil unidades) em decorrência da falta de componentes e de insumos na indústria automotiva, em especial semicondutores.


Veículos elétricos deram prejuízo à Ford

No fim de abril, a Ford divulgou balanço do primeiro trimestre de 2022 com prejuízo líquido de US$ 3,1 bilhões. O desempenho foi atribuído à queda no valor de sua participação na Rivian.

Órgãos de imprensa internacionais também apontam a concorrência “interna”. A Ford apresentou, em 2021, a F-150 Lightning, a variante elétrica de sua picape mais famosa - e veículo mais vendido do mundo. E o enxuto portfólio de elétricos da Rivian é composto justamente por uma picape R1T e um SUV, chamado de R1S.


Amazon também teve queda

A maior acionista da marca de veículos elétricos - que tem sede na Califórnia e abriu seu capital em novembro de 2021 - é a RT.Rowe Price Associates, com 18,2% de participação. A Amazon é a segunda maior detentora de ações, com 17,7%. A empresa de tecnologia, inclusive, havia anunciado queda de 59% em sua receita operacional no primeiro trimestre, recuo puxado justamente pelos investimentos em setores automotivos.


 
 
 

Comentários


bottom of page