Novo modelo elétrico da VW pode se chamar ID.Golf
- REDAÇÃO AB
- 19 de jan. de 2023
- 2 min de leitura
Marca quer aproveitar força do nome associado ao hatch médio na Europa
A Volkswagen declarou que, apesar das mudanças previstas para o ID.3, não pretende abrir mão de um de seus modelos mais famosos: o Golf. É por isso que Thomas Schäfer, responsável pela VW, revelou que o nome pode ser aproveitado em um inédito modelo elétrico.
Atualmente, o Golf está em sua oitava geração na Europa, onde deve receber uma reestilização neste ano. Além de trazer motorização híbrida leve, o hatch deve ganhar melhorias no sistema de entretenimento e uma tela maior para a central multimídia.
Como esta deve ser a última geração do Golf, Schäfer já declarou que, após o fim de seu ciclo de vida (que deve ocorrer em 2025 ou 2026), o nome deve seguir em um carro elétrico - que deve, inclusive, conviver com o sucessor do atual ID.3.
"Ambos (os modelos) têm razões para seguir. A gama ID já se tornou famosa pela eletrificação. É uma criação nossa que deu certo, então não há necessidade de cancelar ou mudar algo. Além disso, nós temos nomes icônicos como Golf e GTI. Seria loucura deixá-los morrer. Neste momento estamos planejando nossa futura gama de produtos e nomenclaturas. Provavelmente seguiremos com o ID. - mas ao mesmo tempo alguns modelos icônicos vão ter um nome, como fizemos com a ID.Buzz", afirmou, em entrevista à revista Auto Express.
Perguntado se a Volkswagen pode lançar um modelo chamado ID.Golf, Schäfer admitiu que "é possível". O executivo ainda colocou em xeque o futuro do Polo. "É um nome bastante icônico, mas será o suficiente para mantê-lo em linha? Ainda não temos essa resposta. O (nome) Golf certamente será preservado - não existe chance alguma disso não acontecer", assegurou.
Schäfer também revelou que o nome GTI será aproveitado, nos moldes do que a fabricante fez com a marca GTX. "A discussão do momento é desenvolver esportivos elétricos para seguir com o nome GTI. GTX foi uma ideia que tivemos em meio ao processo de eletrificação da gama, é um nome diferente de tudo que tínhamos. No futuro vamos pensar se manteremos ou não. Mas o (nome) GTI é forte demais".
Sobrevida à plataforma MEB
De acordo com a Auto Express, a atual plataforma MEB, que está em todos os modelos da linha ID, deixaria de ser produzida em 2026, quando cederia lugar a uma base mais moderna que teria conceitos da base PPE, hoje empregada nas marcas mais luxuosas do Grupo Volkswagen, como Porsche e Audi.
No entanto, a VW estaria preparando um investimento de 1,3 bilhão de euros para modernizar a plataforma MEB e prepará-la para a nova geração de células de bateria, que incluirá a possibilidade de recarga mais rápida. Além de representar uma economia significativa de custos, essa medida tornaria os modelos ID mais competitivos diante da concorrência.
RETIRADO DE: https://automotivebusiness.com.br/pt/posts/?page=1



Comentários