top of page

Pesquisa revela porque o brasileiro perdeu interesse pelo carro próprio

  • REDAÇÃO AB
  • 27 de jan. de 2023
  • 1 min de leitura

Estudo da Serasa e da Opinion Box mostra como pandemia mudou os hábitos de uso do automóvel


O aumento no preço dos combustíveis e a migração para o trabalho remoto, puxados pela pandemia nos últimos anos, foram responsáveis pela diminuição do interesse da população brasileira em ter carro próprio. É o que indica um estudo realizado pela Serasa em parceria com a Opinion Box.

Segundo o estudo, que ouviu 2 mil pessoas em dezembro, 64% dos entrevistados afirmaram que a pandemia mudou seus hábitos de uso do carro. Os números apontam que 33% perceberam aumento, enquanto 31% detectaram que o uso do automóvel diminuiu.


Interesse pelo carro próprio mudou na pandemia

O aumento dos gastos com combustíveis é o principal fator para a queda no interesse e uso do carro próprio, apontado por 48% dos que perceberam a diminuição. O segundo principal motivo é o home office, citado por 26% dos entrevistados.

Já entre os que perceberam aumento no uso do carro, 58% mencionaram o deslocamento mais eficiente como principal razão. E outros 37% citaram a segurança contra a Covid-19 como o principal fator do aumento, já que o veículo próprio diminuiu a dependência de transporte público.


Vontade de trocar de carro permanece

O estudo identificou também que o interesse pela compra de um carro novo próprio ainda está presente nos entrevistados. Nos próximos 12 meses, 52% dos motoristas pretendem vender seu veículo e oito em cada 10 responderam que desejam trocar por outro.



 
 
 

Comentários


bottom of page