Porto Seguro inova com jet ski para resgate em enchentes
- REDAÇÃO AB
- 16 de jun. de 2021
- 2 min de leitura
Ideia é usar a moto aquática para resgatar pessoas e veículos em situações de risco nas enchentes na capital paulista; serviço será grátis para quem é cliente
A seguradora Porto Seguro anunciou uma novidade para atendimentos de resgate durante enchentes: vai usar uma moto aquática – popularmente conhecida como jet ski – para facilitar a retirada de pessoas e de veículos que se encontrem em situações de risco em meio a enchentes.
O novo serviço, que ganhou o nome de Jet da Porto, por enquanto estará restrito à cidade de São Paulo e não terá nenhum custo adicional para quem já for cliente da empresa, seja proprietário de veículo ou de residência que esteja coberta pelo seguro.
“Notamos que, em diversas operações, tínhamos o caminhão para fazer o resgate dos veículos, mas quando chegávamos ao local, era necessário fazer primeiro o resgate das pessoas e o caminhão, muitas vezes, não era adequado para essa finalidade. Queríamos uma maneira mais ágil de fazer essa intervenção. Discutimos, pesquisamos e chegamos ao jet ski como a solução mais indicada”, explica Marcelo Sebastião, diretor de serviços da Porto Seguro.
O executivo conta ainda que o objetivo era que o projeto de atendimento com a moto aquática estivesse pronto para ser implementado durante a próxima Operação Verão, plano anual preventivo de atuação, que colabora para o monitoramento prévio de possíveis ocorrências em áreas de alagamento em diversas regiões do país, mas, neste ano, o planejamento começou mais cedo. “Mesmo com toda a operação para rastreabilidade, não é possível atuar com grande antecedência ou ter 100% de precisão”, declara Marcelo Sebastião. “Além disso, em algumas regiões não é apenas a chuva que determina o potencial de alagamento, mas outras variáveis como o solo encharcado, os lençóis freáticos e até mesmo a intensidade das chuvas”, completou.
A moto aquática da Porto Seguro será transportada por um caminhão Unimog 4x4 da Mercedes-Benz, que já era usado em operações de resgate em enchentes pela seguradora. Ele conta também com um guincho com capacidade para 2 toneladas. Por causa de suas características off-road, o Unimog consegue chegar a locais alagados com até 1,50 metro de altura para depois liberar o jet ski com seu piloto para o resgate.
Sempre que a unidade for enviada para um resgate, seguirão três profissionais da Porto Seguro, o motorista do Unimog, o condutor da moto aquática e um auxiliar, que vai de carona no jet ski para ajudar no socorro. Hoje o serviço tem três pilotos de jet ski, que possuem habilitação de motonauta e treinamento de bombeiro civil e salvamento, com mais de 260 horas de treinamento, segundo a empresa.
RETIRADO DE: https://www.automotivebusiness.com.br/noticias
Comments