Produção de veículos em julho é a maior em 20 meses
- REDAÇÃO AB
- 10 de ago. de 2022
- 2 min de leitura
Linhas das montadoras fabricaram 219 mil unidades no mês; resultado do acumulado do ano ainda é inferior a 2021
As fabricantes instaladas no país produziram em julho o maior volume de veículos do ano. De acordo com balanço da Anfavea, associação que as representa, saíram das linhas 219 mil unidades – alta de 33% sobre o mesmo período de 2021 e 7,5% sobre junho. Este é o melhor desempenho do setor desde novembro de 2020.
A produção de veículos em julho, no entanto, não serviu para reveter o quadro negativo observado no acumulado do ano, embora tenha reduzido as disparidades ao longo dos primeiros sete meses. O já mencionado balanço da entidade, divulgado na sexta-feira, 5, mostra um volume de 1,3 milhão de unidades fabricadas; menos 0,2% ante o janeiro-julho do ano passado.
A Anfavea não conseguiu precisar se a performance da produção em julho está ligada a um eventual lote de semicondutores que acabou destravando as linhas das montadoras. Por outro lado, o presidente da associação, Márcio de Lima Leite, disse que o que foi visto no último mês será mais frequente no segundo semestre.
"Com o passar dos meses, vamos perceber uma menor diferença entre os volumes deste ano na comparação com aqueles do ano passado", contou Leite.
Produção de ônibus cresce 39%
Por categorias, a produção de veículos leves chegou a 1,2 milhão de unidades, 0,2% a menos do que no janeiro-julho de 2021. Deste total, foram 1 milhão de unidades de automóveis (alta de 1,3%) e 204 mil unidades de modelos comerciais leves (queda de 7%).
A produção de caminhões no acumulado do ano foi de 84,5 mil unidades – 5,6% a menos do que no mesmo período de 2021. A maior queda dentro da categoria foi na seara de modelos leves (17%), que somou 12 mil unidades. A produção de pesados, por sua vez, caiu 8,3%, com 40,5 mil unidades até julho.
Já no caso dos chassis de ônibus, houve alta de 39% até julho na comparação com os sete primeiros meses do ano passado, somando 16,5 mil unidades. O maior volume corresponde aos chassis de modelos urbanos, 14 mil unidades (alta de 38%). A produção de chassis para modelos rodoviários somou até o mês passado 2,2 mil unidades (44% a mais).
RETIRADO DE: https://automotivebusiness.com.br/pt/posts/?page=2



Comentários