top of page

Volkswagen anuncia o ID.5, que chega em três versões

  • Victor Bianchin, AB
  • 4 de nov. de 2021
  • 2 min de leitura

Versão cupê do ID.4 tem aparência similar, mas novos recursos de navegação


A Volkswagen anunciou hoje o ID.5, seu novo carro elétrico. É basicamente uma versão cupê do SUV elétrico ID.4, com design quase idêntico e praticamente as mesmas dimensões. O veículo chega em 2022 em três versões: a ID.5 Pro, ID.5 Performance (com motor único), e ID.5 GTX, com motor duplo.

Ambos os carros são construídos sobre a plataforma MEB de carros elétricos da Volkswagen, que já é utilizada há algum tempo nos lançamentos da montadora. A versão GTX, focada em desempenho, tem tração nas quatro rodas e motor duplo, com 109 cv e 16,5 kgfm no eixo dianteiro e 204 cv e 31,6 kgfm no eixo traseiro. O modelo vai de 0 a 100 km/h em 6,3 segundos, tem velocidade máxima de 180 km/h e autonomia de 480 km.

Já o ID.5 Pro tem 174 cv e 31,6 kgfm, podendo ir de 0 a 100 km/h em 10,4 segundos, enquanto o ID.5 Pro Performance tem 204 cv e 31,6 kgfm, indo até 100 km/h em 8,4 segundos. Velocidade máxima de ambos é de 160 km/h e autonomia é de 520 km.

Entre os recursos oferecidos estão atualizações “over the air”, ou seja, automáticas e via nuvem, um assistente de viagens, um assistente de balizas, informações em tempo real sobre o trajeto, comandos de voz e luzes coloridas para o interior. Um novo sistema interno, chamado de Vehicle Dynamics Manager (gerente de dinâmicas de veículo) integra a direção e os outros sistemas do veículo. A segurança foi um aspecto bastante trabalhado: o ID.5 é capaz de processar dados de carros compatíveis num raio de 800 m e alertar o motorista sobre áreas perigosas, acidentes e engarrafamentos.

“Apesar de seu formato cupê, o ID.5 tem 12 mm a menos de altura nos assentos traseiros que o ID.4”, diz o comunicado à imprensa. “A distância de 2.766 mm entre os eixos permite condições de espaço interno comparáveis às de SUVs em classes superiores de veículos”. O porta-malas tem 549 litros. Ainda em relação ao design, os carros têm faixas de LED opcionais na dianteira e na traseira, aerofólio traseiro e uma nova linha para o teto.

Os preços não foram divulgados, mas já se sabe que o modelo começa a ser vendido no primeiro trimestre de 2022.


 
 
 

Comentários


bottom of page