Voyage continua em linha, mas VW esquece de combinar com a rede
- REDAÇÃO AB
- 31 de out. de 2022
- 2 min de leitura
Ao contrário do que AB afirmou, sedã ainda é produzido em Taubaté; concessionários reafirmam que não recebem carro há meses
Um dia após Automotive Business noticiar que o Voyage tinha saído de linha a Volkswagen se apressou em dizer que o sedã continua em produção. A marca garantiu que o carro está sendo fabricado e até enviou a foto acima do modelo na montagem em Taubaté (SP) como prova de vida. Porém, várias lojas da rede reafirmaram à reportagem que não recebem o carro há meses.
Desta forma, cabe a errata: ao contrário do que a matéria de AB noticiou nesta quarta, 19, o sedã se mantém em produção. Indagada pela reportagem se o Voyage continua em linha neste mês de outubro e em novembro, a assessoria de imprensa da marca respondeu positivamente.
Voyage sumido das concessionárias
Porém, se o sedã continua em produção normal, a VW esqueceu de combinar com os russos, ou melhor: com a rede. A reportagem procurou as mesmas 10 concessionárias da matéria anterior e todas confirmaram que o carro não é entregue há meses e que a informação passada para os lojistas pela montadora é de que ele não estaria sendo mais fabricado.
Aqui, entra outra controvérsia: segundo as mesmas revendas, não há possibilidade de fazer encomendas ou pedidos novos do sedã compacto. Já o departamento de vendas da VW diz que os pedidos para Voyage no varejo seguem normalmente. Ou seja: se algum lojista quiser encomendar, o carro está disponível.
Procuramos mais duas revendas em Porto Alegre e Recife nos passando por clientes e a resposta foi parecida. Ainda há um vídeo no YouTube, datado de 14 de outubro, de uma loja na Bahia que mostra o último Voyage vendido por lá. Na gravação, o vendedor, inclusive, comenta que não recebe mais o sedã há três meses (veja abaixo).
Em resumo, algumas poucas lojas ainda têm um ou dois modelos do sedã em estoque. Outras, nem isso e dizem que venderam os últimos entre setembro e início deste mês.
Onde estão os Voyage?
A pergunta de um milhão de dólares é justamente para onde estão indo estes Voyage ainda produzidos. Uma fonte dentro da unidade de Taubaté confirmou que o sedã está em linha, mas em pouquíssimas unidades.
No caso, confirmamos que os modelos feitos lá são destinados ao mercado brasileiro e para pessoa física, o que confirma a informação dada pela AB na reportagem anterior de que Gol e Voyage não estão mais sendo negociados no modelo de venda direta.
Uma outra fonte ligada à marca, contudo, afirmou que tais unidades em produção são modelos que estavam incompletos devido à falta de componentes, em especial de semicondutores, item que afeta toda a indústria automotiva global desde 2020. De acordo com o interlocutor, conforme os chips chegam, unidades do sedã já encomendadas entram na linha para serem finalizadas.
* colaborou Bruno de Oliveira
RETIRADO DE: https://automotivebusiness.com.br/pt/posts/



Comentários